Peixe na mesa

Peixe na mesa

Compartilhe

A carne branca é saborosa e possui diversos benefícios à saúde

Por Juliana Bortolai

O peixe ainda não está muito presente no cardápio das famílias brasileiras, apesar de ser tão rico em proteínas quanto a carne bovina. Segundo nutricionistas, o consumo semanal recomendado é de 2 porções da carne, sendo que cada porção deve ter o tamanho de uma mão fechada.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de pescados tem aumentado no Brasil, mas está abaixo do ideal. Segundo dados, atualmente são consumidos 9kgs por ano, mas a média recomendada pela OMS são de 12kgs por habitante ao ano.

Os peixes possuem diversos nutrientes comuns à todas as espécies, tanto de água salgada quanto doce. Eles são fonte de proteína, possuem muitos minerais, como cálcio e fósforo, e vitaminas, que auxiliam no funcionamento do corpo. “Além disso, são fonte de ômega-3, uma gordura considerada “do bem”, não prejudicial à saúde e importante para as atividades do cérebro e do coração,” destaca a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal. Sem esquecer que a carne possui poucas calorias, sendo ideal para uma dieta balanceada.

Não podem ficar de fora de qualquer cardápio: o pintado, uma espécie de peixe com a carne saborosa, leve e de baixo teor de gordura e  o salmão, que possui uma carne rosada, rica em ácido graxo e ômega 3, o que favorece o controle do colesterol.

A pescada é uma espécie muito consumida no Brasil, por seu sabor delicado, pelas poucas espinhas e pelo baixo custo. O robalo possui carne branca e magra, tornando-o leve e de fácil digestão. O atum é outro peixe muito apreciado pelos brasileiros. In natura, é rico em proteínas, vitaminas e minerais, o que contribui para a formação muscular.

Os peixes podem ser consumidos de diversas formas: assado, cozido, grelhado e frito. O tempero, depende do paladar de cada um. A equipe de nutrição recomenda produtos naturais como limão, alecrim, mostarda, sálvia, leite de coco e maracujá. Além destes, pimenta do reino, sal e vinho branco dão um toque todo especial à carne.

Atum com amêndoas laminadas e molho de limão

Ingredientes

Peixe

6 postas de atum fresco

4 colheres de sopa de amêndoas laminadas

1 gema para pincelar

Azeite para grelhar

Sal a gosto

Molho de limão

1 limão siciliano cortado em gomos sem pele e sem sementes

1 limão Tahiti cortado em gomos sem pele e sem sementes

50 gramas de manteiga

Acompanhamento:

Salada de agrião com alface e mussarela de búfala com tomates grape ao molho de mel e mostarda

Alface, mussarela de búfala e tomates grape à gosto

5 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de mel

2 colheres de sopa de mostarda

Suco de 1 limão

Modo de preparo

Peixe: Temperar as postas com sal. Selar as postas de atum em frigideira bem quente com 1 fio de azeite de oliva. Reservar. Após bater a gema de um ovo, pincelar em uma das faces das postas de atum para que possa fixar as amêndoas laminadas. Dispor as postas em uma assadeira e levar ao forno pré-aquecido até dourar as amêndoas. Molho de limão: Derreter a manteiga em frigideira e adicionar os gomos de limão cuidadosamente para não quebrar. Molho de mel e mostarda: Misturar todos os ingredientes.

 

 

Compartilhe

COMENTAR

Deixe seu Comentário