Musculação e aeróbios: Treinar juntos ou separados?

Musculação e aeróbios: Treinar juntos ou separados?

Compartilhe

Por Eduardo C. Vinagre | Educador Físico

Uma enorme parcela dos alunos que procuram academias tem dois objetivos em comum: Perder as gordurinhas a mais e melhorar sua massa muscular. Transformar a gordura em músculos, como algumas pessoas dizem por ai, não acontece tão fácil. Precisamos antes eliminar as gorduras e desenvolver nossos músculos, afinal, eles são estruturas completamente diferentes. E a dúvida de como treinar essas duas modalidades sempre gera dúvidas e controvérsias.

Alguns pontos são fundamentais e precisam ser destacados: A forma de energia utilizada em cada atividade é diferente. Corridas, por exemplo, utilizam uma maior quantidade de gordura como energia, enquanto as séries de musculação com carga adequada precisam mais de carboidratos para te ajudar a levantar os pesos.

Temos na nossa musculatura um tipo de fibra chamada intermediária que pode responder de maneira satisfatória aos dois tipos de treinamento. Quando executamos ambos os treinos na mesma sessão, colocamos essa fibra em conflito, o que pode inibir melhores resultados.

Quando gastamos energia com a primeira atividade realizada, criamos uma carência energética para a segunda, o que compromete muito a qualidade e o resultado do treinamento. Não aproveitamos o melhor que poderíamos de cada tipo de atividade, diminuindo a resposta física principalmente da parte muscular.

Sugestões para emagrecer: é possível sim emagrecer somente com musculação. Apesar da maioria achar que precisa treinar aeróbio porque eles metabolizam gordura, se você treina musculação e controla sua alimentação, o próprio metabolismo do músculo é capaz de quebrar e consumir sua gordura extra, fazendo com que emagreça. O problema não está no treino, e sim no que você come.

Se você gosta e pretende treinar as duas modalidades, separe as duas durante a semana. Três dias de uma atividade, três de outra. Tudo depende da sua prioridade no momento. Tenha certeza de que poderá aumentar a intensidade dos seus treinos aeróbios porque não terá que carregar pesos antes ou depois. Gastará mais energia, emagrecendo mais.

Poderá levantar mais pesos sem correr antes ou durante o treino porque estará descansado, o que aumentará seu metabolismo de repouso, consumindo mais energia e gordura enquanto você não está treinando, e esse tempo representa 96% do seu dia. Quanto mais músculos e mais ativos eles forem, você emagrece em casa, durante o dia todo.

E se, na pior das hipóteses, você ainda quiser continuar treinando os dois no mesmo dia, não se esqueça de que a sua parte muscular pode sofrer prejuízos, mas eles podem ser minimizados com uma boa alimentação e o uso de suplementos. Converse com seu professor e procure uma nutricionista, eles saberão o que fazer em cada caso. Mas, separar os treinos ainda é a melhor solução para você emagrecer, melhorar o tônus e a qualidade muscular, ganhar hipertrofia e a ainda manter sua saúde cardiovascular em dia. Focar em cada treino traz mais qualidade que faz a diferença.

Compartilhe

COMENTAR

Deixe seu Comentário