Imagine Brazil realiza semifinal em Piracicaba

Imagine Brazil realiza semifinal em Piracicaba

Compartilhe

Cidade sedia uma das etapas de seleção do festival, no Teatro Municipal Erotides de Campos, dia 14 de junho, às 17 horas. Dez semifinalistas participam da triagem para a grande final na capital paulista, em julho

Imagine Brazil, festival realizado pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri – gestora do Projeto Guri no interior e litoral do estado – chega à segunda fase eliminatória de sua primeira edição no País. Rock, pop, hip hop, sertanejo, rap, MPB, música erudita, jazz, gospel e reggae fazem parte da mescla de gêneros que serão representados ao longo do festival, que somada ao ganho de experiência profissional e o contato com diferentes culturas formam o conceito do Imagine, uma competição internacional de música voltada para o público jovem.

DSC_0994 (2)Após a análise dos áudios e vídeos recebidos no período de inscrições, uma banca avaliadora do festival escolheu 50 semifinalistas – entre solistas e grupos de até oito integrantes – para se apresentarem em teatros do interior paulista. Agora, entre maio e junho, cinco profissionais da música, brasileiros, e um membro da Jeunesses Musicales International (JMI) – maior ONG de música para jovens do mundo e idealizadora do festival – selecionarão, ao todo, 10 participantes para a grande final na capital paulista, dia 4 de julho, no Centro de Cultura Judaica.

São cinco semifinais no interior, gratuitas e abertas ao público, onde os jovens – de 13 a 21 anos – serão avaliados segundo os quesitos: qualidade musical e interpretação, comunicação e carisma, originalidade e repertório e preparação.  A primeira acontece dia 17 de maio, em Ribeirão Preto, e em seguida é a vez de Ourinhos (24 de maio). Piracicaba tem sua semifinal no dia 14 de junho, às 17h, no Teatro Municipal Erotides de Campos. Entre os participantes estão, por exemplo, dois solistas de violão clássico, um grupo de rock hardcore e um sexteto de MPB, de cidades próximas, como Tatuí, Cerquilho, Jundiaí, Hortolândia e São João da Grama, além de Piracicaba.

Presidente Prudente (21/06) e São José dos Campos (28/06) sediam as últimas semifinais, com músicos solistas de violão, conjuntos de reggae, hardcore e heavy metal, entre outros. Ao todo, os gêneros com maior representatividade na competição são rock, clássico e MPB, mais da metade dos selecionados.

Criado pela JMI, da qual a Amigos do Guri é membro, o Imagine já acontece em cerca de 10 países ao redor do mundo. Este ano, além do Brasil, França e Bélgica também sediarão o festival, entre outras localidades. “A ideia do Imagine é reunir diferentes culturas, promover o intercâmbio musical, assim como estimular a originalidade e qualidade musical”, explica a diretora executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa.

Prêmios e grandes experiências de carreira

Quem vencer o Imagine Brazil 2015 receberá um instrumento da marca Yamaha, 12 horas gratuitas em um estúdio para a gravação de um EP (extended play), além de participar da Final Internacional do Imagine – com todas as despesas pagas pelo concurso –, em 2016, na Croácia, concorrendo com vencedores de outros países a uma turnê pelas demais edições do festival na Europa e a um plano de negócios.

“A Yamaha é apaixonada por música e educação musical. Apoiamos o Festival Imagine porque acreditamos ser uma excelente oportunidade de demonstrarmos esta paixão, compartilhando nosso sentimento com jovens igualmente amantes da música. Além disso, para nós é muito importante contribuir, como já fazemos com grandes artistas mundiais, para que surjam os músicos do amanhã – ajudando as melhores criações a chegar aos ouvidos de todos”, diz Osamu Naito, presidente da Yamaha Musical do Brasil.

Imagine6 (2)Os escolhidos para a grande final, que acontece dia 4 de julho, contarão com vivências inéditas, em São Paulo capital, onde participarão de workshops e master classes com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades.  Serão atividades de formação técnica, entre elas: composição, performance de palco e produção.

O finalista brasileiro passará também por jam sessions e workshops de capacitação musical, ao lado de profissionais internacionais e jovens músicos de diversas nacionalidades.

“É uma excelente oportunidade para conhecer não só profissionais já consagrados na carreira, mas, especialmente, jovens músicos de diferentes origens, além de estabelecer contato com vários estilos musicais. Esta vivência promove um aprendizado único. Inserir o Brasil neste calendário é muito positivo e enriquecedor”, completa Alessandra Costa.

Confira a lista de selecionados para a semifinal em Piracicaba:

GRUPO / SOLISTA GÊNERO CIDADE DE ORIGEM
Astronautas Rock – Hardcore São Sebastião da Grama
Bruna e Erick Sertanejo Jundiaí
Bruno Santana Gospel Hortolândia
Clavix MPB Piracicaba
Gabriele Leite Clássico Cerquilho
Miguel Mandelli Clássico Tatuí
Mind in Chest Rock Piracicaba
Sexteto Virado a Paulista MPB Campinas
Tainã Marques Clássico Botucatu
Vinicius Siqueira Reggae Piracicaba
Compartilhe

COMENTAR

Deixe seu Comentário