Notícias » Exposição Coletivo Sonoro traz novo conceito à Rio Claro

Exposição Coletivo Sonoro traz novo conceito à Rio Claro

Acontece neste domingo (05) a abertura de mais uma exposição na Galeria Sechiisland. Seguindo o roteiro de atividades anuais desenvolvidas pelo Grupo Auê, desta vez o espaço recebe a exposição intitulada Coletivo Sonoro, que engloba artistas de oito países. O evento tem início a partir das 18 horas e a entrada é gratuita. Os trabalhos podem ser vistos até o dia 25 de março com agendamento prévio pelos telefones (19) 3524-9629 ou (19) 9748-5232.

Com a proposta de arte sonora, a exposição pretende trazer para Rio Claro um novo conceito em arte contemporânea. De acordo com o curador da mostra, Jose Roberto Sechi, esta será a primeira exposição de arte sonora do município. “Estamos sempre tentando trazer novidades para Rio Claro, e a exposição sonora é sem dúvidas um marco, pois ainda é uma vertente contemporânea desconhecida no Brasil”, explica.

Os artistas participantes foram convidados a criar e enviar uma faixa em áudio por correio. As faixas compõem um CD com doze experimentos, que será entregue junto ao catálogo da exposição. Entre os participantes estão grandes nomes da arte contemporânea como o brasileiro Paulo Bruscky, que esteve em Rio Claro em 2008 a convite de Sechi, e o italiano Emilio Morandi.

Bruscky é um artista voltado, desde os anos 70, para as ações de vanguarda e do experimentalismo. Em 1981, recebeu o prêmio Guggenheim de artes visuais e, no ano seguinte, realizou pesquisas, como atividades da bolsa, em telecopier e xerofilmes na sede da Xerox, em Nova York. Em 2004, ganhou sala especial na 26ª Bienal de São Paulo, e transportou o próprio ateliê para o pavilhão projetado por Niemeyer, recebendo numerosas críticas positivas. Bruscky também participou da 29ª Bienal de São Paulo, em setembro de 2010.

Emilio Morandi é pintor e performer, referência em mail arte desde 1979. Entre tantos trabalhos reconhecidos, organizou em 2003 o projeto Brain Academy Apartment na 50ª Bienal de Veneza. O artista participou de várias exposições internacionais de mail art e festivais na Alemanha, Polônia, Hungria, Canadá, Japão, França e vários outros.

Ainda, participam da exposição: Coletivo 308 (Brasil), Ebehard Janke (Alemanha), Emilio e Sergio Morandi (Itália), Gastão de Magalhães (Brasil), Javier Sobrino (Argentina), Juan Angel Italiano (Uruguai), Manoel Bonabal Barreiro (Espanha), Mark Sonnenfeld (EUA), Overdose Literária (Brasil), Paulo Bruscky (Brasil), Thalita Gobbo (Brasil) e Viviandran (Chile).

A mostra que integra o evento Ó o Auê aí ó é uma realização do Grupo Auê e tem início a partir das 18 horas com entrada gratuita. A atividade conta com o apoio do Núcleo Audiovisual de Guerrilha F&M, Rede Cidade Livre e prefeitura municipal de Rio Claro. O projeto da turnê cultural é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2011.

Fonte: Canal Rio Claro